Sbronka

Aqui tem sensualidade mas não tem pornografia, não tem piada manjada, matéria copiada nem nenhuma outra chupação de idéia alheia. Este blog é feito de textos, fotos e montagens de minha autoria e qualquer idéia, texto ou fotos de terceiros terá seu crédito. Este Blog não tem o compromisso de agradar a ninguém. Toda crônica depende do humor do dia, ou da hora. Por fim, este blog não tem papas na língua e o formato é secundário para valorizar o conteúdo.

Minha foto
Nome:
Local: Salvador, Bahia, Brazil

Especialista em qualidade de software, atuando na área de Gestão do Desenvolvimento no Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO.

19 fevereiro 2008

DUAS ELUCUBRAÇÕES E UMA CONSTATAÇÃO


O ensino lúdico pode às vezes resvalar na sabedoria milenar judaica e se inspirar em seus sistemas esotéricos para educar nossas crianças para o pensar. Talvez até sem querer !

No livro "Idiche Kop - O segredo judaico de resolução de problemas", o Rabino Nilton Bonder explora as quatro dimensões possíveis de um problema entre o aparente e o oculto: não dá pra resumir aqui, leia o livro, vale a pena ! Voltando ao caso, quando se propõe à criança preencher as lacunas do texto ou da equação está se preparando a gurizada pra lidar com o oculto, desde o quase óbvio, implícito, até o espantoso e o inconfessável.

O que me remete a uma figura que uso para ilustrar a situação de duas pessoas numa relação, diante da verdade dos fatos. É como estar à dois num elevador: sempre se sabe quem causou o mau cheiro. Não há espaço para a mentira. O aparente e o oculto perdem suas fronteiras.

De uma coisa estou certo: mais cedo ou mais tarde todos precisamos compreender isto.

(A imagem que ilustra este artigo é do designer gráfico Marcelo Pliger, usada sob licença explicitada no site dele que está AQUI devidamente linkado)