DUAS ELUCUBRAÇÕES E UMA CONSTATAÇÃO
O ensino lúdico pode às vezes resvalar na sabedoria milenar judaica e se inspirar em seus sistemas esotéricos para educar nossas crianças para o pensar. Talvez até sem querer !
No livro "Idiche Kop - O segredo judaico de resolução de problemas", o Rabino Nilton Bonder explora as quatro dimensões possíveis de um problema entre o aparente e o oculto: não dá pra resumir aqui, leia o livro, vale a pena ! Voltando ao caso, quando se propõe à criança preencher as lacunas do texto ou da equação está se preparando a gurizada pra lidar com o oculto, desde o quase óbvio, implícito, até o espantoso e o inconfessável.
O que me remete a uma figura que uso para ilustrar a situação de duas pessoas numa relação, diante da verdade dos fatos. É como estar à dois num elevador: sempre se sabe quem causou o mau cheiro. Não há espaço para a mentira. O aparente e o oculto perdem suas fronteiras.
De uma coisa estou certo: mais cedo ou mais tarde todos precisamos compreender isto.
(A imagem que ilustra este artigo é do designer gráfico Marcelo Pliger, usada sob licença explicitada no site dele que está AQUI devidamente linkado)
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home