Sbronka

Aqui tem sensualidade mas não tem pornografia, não tem piada manjada, matéria copiada nem nenhuma outra chupação de idéia alheia. Este blog é feito de textos, fotos e montagens de minha autoria e qualquer idéia, texto ou fotos de terceiros terá seu crédito. Este Blog não tem o compromisso de agradar a ninguém. Toda crônica depende do humor do dia, ou da hora. Por fim, este blog não tem papas na língua e o formato é secundário para valorizar o conteúdo.

Minha foto
Nome:
Local: Salvador, Bahia, Brazil

Especialista em qualidade de software, atuando na área de Gestão do Desenvolvimento no Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO.

12 fevereiro 2008

VOLTO ÀS AULAS



Nesta época do ano as crianças estão voltando às aulas, e eu com elas. Mas eu passei de série, não tenho mais que sentar no banco da escola. Basta escrever algumas informações e meu nome quatro vezes nuns papéis, vou receber todas as provas que tenho que cumprir no ano: 12 tarefas iguais que posso realizar sem precisar ir à escola, basta um caixa eletrônico...
Passei o fim-de-semana separando, marcando, conferindo o material comprado nos últimos dias em diversas idas a lugares diferentes. É um ritual que adoro. Neste ano comprei os dois primeiros livros escolares de Pedro. "Caraca !! Dois livrões pra mim !!", seguido de um abraço - nos livros - e vários pulos de alegria, foi a reação dele. Para mim completamente inesperada, uma boa surpresa. Espero que essa vontade de estudar perdure por muitos e muitos anos. Uns vinte já está de bom tamanho, deve dar pro mestrado.
Gabi foi para o 2º ano que é o equivalente ao que era a 1ª série do fundamental, que é o antigo primário. Depois dizem que é preciso reformar o sistema de ensino... Enfim, ela deixou a cadeirinha e a mesa de jardim de infância pela carteira escolar, aquela com apoio para o caderno do lado e uma gradinha embaixo pra guardar o material. Cuide bem, filha, vai ser seu habitat natural até o fim da faculdade. De quebra levou nove livros para estudar neste ano. Se empilhar os livros dá metade da altura dela...
Tudo isso é um jogo lúdico para mim, um prazer que me remete à infância, aos livros encapados pela minha mãe, os lápis com meu nome marcado, uma lancheira carregada de maçã embrulhada em papel alumínio, biscoitos, um sanduiche e suco. Numa época em que não se tinha tantos livros pra estudar, mas mais respeito por quem ensinava. Percebi, no fim, que compreendendo minha mãe e me preocupando com a formação moral dos meus filhos estou fechando um círculo que se perpetua.
Espero que eles também passem de série.