Temporada da Sujeira Eleitoral
A carta abaixo foi enviada à coluna "Nós, os eleitores", do jornal A Tarde. Mas para maior divulgação reproduzo o texto neste blog, bem mais lido que o citado jornal... hehe
Mais uma vez nos deparamos com um período de campanha eleitoral, e mais uma vez somos tratados com descaso por aqueles que deveriam zelar pelo bem público, entre eles a limpeza e o sossego da cidade.
Gostaria de chamar a atenção especialmente para a escalada de poluição - ambiental e sonora - que nos assola neste período. As chuvas de inverno ainda castigam a cidade de Salvador e desta vez, além do lixo que a própria população larga pelas ruas, vem se somar toneladas de panfletos e outros materiais de campanha que só servem para demonstrar quem está gastando muito dinheiro e dedicando pouco respeito à cidade em que vivem, e de onde pretendem tirar seus votos.
Poderia citar dezenas de exemplos, mas prefiro omitir nomes para não descaracterizar a crítica e levantar suspeitas de campanha eleitoral por este ou aquele candidato ou partido. Meu chamado então, é à atenção de todos, para que não votem em quem suja a cidade, ou espalha seus carros de som berrando jingles como quem vende bananas na rua. Bons políticos tem que demonstrar suas idéias e não simplesmente venderem-se como produtos na feira, aos berros.
É importante lembrar que material de campanha, produção de música e aluguel de carro de som custa muito. E quanto antes começa e quanto mais intensa a propaganda, significa que mais dinheiro está sendo colocado na empreitada. Ao cidadão esclarecido, restam duas perguntes: de onde vem tanto dinheiro para campanha e para que um candidato gasta esta quantia, frequentemente maior do que a soma de todos os salários percebidos na função para a qual está se candidatando?
Chegou a hora de todos nós mostrarmos repúdio àqueles que se utilizam destas práticas. Dizer não a quem joga panfletos na rua e perturba o nosso sossego com muitos mais decibéis do que a lei do silêncio permite. Se ao pedir nossos votos eles não se intimidam em sujar nossas ruas e perturbar nosso descanso, o que farão depois de eleitos? Defender a mim e a você? Duvido.
Só nos resta responder nas urnas.
O texto ao jornal termina acima, mas como aqui o espaço é meu, vou dar nome aos bois: todo dia o carro de som com jingle do Sr. Governador, Jacques Wagner, passa berrando a bem mais do que os 70 decibéis permitidos. Hoje foi a vez da mulher do prefeito - Maria Luiza - espalhar ad nauseam seu jinglezinho mequetrefe aos quatro ventos desde as oito da manhã (é domingo!!). Gostaria de saber se a SUCOM vai fiscalizar o governador e a primeira dama da cidade...
Ilustra esta postagem foto da porcaria que o Sr.Walter Pinheiro - candidato a senador pelo PT - fez em minha casa com seus panfletos.
Eu ainda não sei em quem votar nesta eleição no âmbito estadual, mas a lista de quem não vai receber meu voto está crescendo dia a dia...
0 Comments:
Postar um comentário
<< Home