Sbronka

Aqui tem sensualidade mas não tem pornografia, não tem piada manjada, matéria copiada nem nenhuma outra chupação de idéia alheia. Este blog é feito de textos, fotos e montagens de minha autoria e qualquer idéia, texto ou fotos de terceiros terá seu crédito. Este Blog não tem o compromisso de agradar a ninguém. Toda crônica depende do humor do dia, ou da hora. Por fim, este blog não tem papas na língua e o formato é secundário para valorizar o conteúdo.

Minha foto
Nome:
Local: Salvador, Bahia, Brazil

Especialista em qualidade de software, atuando na área de Gestão do Desenvolvimento no Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO.

10 janeiro 2009

Verdades do Velho Safado

"O Bush pode ser reeleito porque ganhou uma guerra fácil. Mas ele não fez nada pela economia. Você nem mesmo sabe se seu banco vai abrir amanhã. Não quero ficar me lamentando. Mas você sabe, nos anos 30 pelo menos todo mundo sabia onde estava.Hoje, é um jogo de espelhos. E ninguém tem bem certeza do que o sustenta. Ou para quem estão trabalhando na verdade. Se estiverem trabalhando."

Este parágrafo de "O capitão saiu para o almoço e os marinheiros tomaram conta do navio" (LP&M), coletânia de trechos do diário de Charles Bukowski selecionadas pelo próprio , não podia ser mais atual. Ainda que consideremos que o Bush em questão era o pai, a guerra era a do Golfo, e o ano era 1991.
Quase dezoito anos depois os espelhos estão se espatifando em cacos, e sobra a certeza de que somente o vento sustentava o jogo. Vento de um discurso vazio, de uma propaganda enganosa de prosperidade e solidez que se desmanchou no ar para espanto dos idiotizados que criam nas mentiras que eles criavam. "Falar é fôlego" dizia um personagem de Suassuna. O fôlego do marketing dos norte-americanos se acabou, talvez depois de acabados os anabolizantes e doppings de sua economia falsamente bombada. A máscara caiu. Agora os neoliberais clamam pela ajuda do Papai-Estado. Liberais com o Estado dos outros, né ? Afinal a regulamentação da economia pelo Estado serve para impedir que chacais como o Tio Sam venham explorar as ovelhas no nosso quintal. Agora a GM, a Chrysler, a Ford e os bancos pedem mesada - intervenção do Estado - para sobreviverem. Gostaria de saber o que o velho safado diria de tudo isso. Certamente sua opinião estaria recheada de adjetivos impublicáveis. Ele sabia das coisas.
(Na foto, Charles Bukowski como gostava: uma cerveja numa mão, um cigarro na outra e uma "dama" entre elas.)