Sbronka

Aqui tem sensualidade mas não tem pornografia, não tem piada manjada, matéria copiada nem nenhuma outra chupação de idéia alheia. Este blog é feito de textos, fotos e montagens de minha autoria e qualquer idéia, texto ou fotos de terceiros terá seu crédito. Este Blog não tem o compromisso de agradar a ninguém. Toda crônica depende do humor do dia, ou da hora. Por fim, este blog não tem papas na língua e o formato é secundário para valorizar o conteúdo.

Minha foto
Nome:
Local: Salvador, Bahia, Brazil

Especialista em qualidade de software, atuando na área de Gestão do Desenvolvimento no Serviço Federal de Processamento de Dados - SERPRO.

19 março 2009

Você já foi ao Paraguai, nêga ?


A pergunta do título, parafraseando Caymmi, poderia ser respondida pelos alunos da 6ª série do ensino fundamental de São Paulo com uma indagação: - qual deles ??
O caso é que o governo de São Paulo, estado mais rico da federação, governado pelo partido mais esnobe, douto e elitista do país, conseguiu distribuir milhares de livros didáticos de geografia com um "pequeno engano" - para falar bom tucanês. O lapso foi colocar no mapa da América do Sul simplesmente dois Paraguais, e nenhum Equador !!
Não bastasse a "inguinorança", um deles aparece no lugar do Uruguai, que foi parar no Paraguai verdadeiro, e o outro se encontra dividindo o território com a Bolívia, como numa pizza "mezzo-muzzarela-mezzo-pepperonni". Deve ser retaliação ao Evo Morales que nacionalizou as refinarias brasileiras, então a gente mistura eles com o Paraguai, só de sacanagem...
Foi de urinar-se de rir - ainda em tucanês - o comentário do colunista José Simão a respeito do fato: "dois Paraguais, e ambos falsos, claro", "um deles deve ser pra servir de estacionamento de carro roubado no Brasil", "com essa crise, só dois Paraguais para abastecer a 25 de Março", ou "podia ser pior: já pensou, duas Argentinas ?!", e por aí foi. Ah, mas é covardia, assim é fácil ser humorista, subsidiado pelo governo do estado: metade do trabalho já vem pronto.
A falta do Equador no mapa só pode ser encomenda do Serra, que é mais feio que encoxar a mãe na pia, despeitado em relação ao presidente Rafael Correa, que tem pinta de galã de novela mexicana.
Fico imaginando os comentários se o fato ocorresse em algum estado nordestino ou governado pelo PT. Certamente a gente de nobre estirpe paulista estaria tripudiando. Os gaúchos lamentariam a convivência com o povo "daquele país" chamado Brasil.
Na verdade nada me espanta. Vivo dizendo que essa gente acredita que o centro do Brasil é a avenida Paulista, não conhece a realidade e nem a geografia do próprio país. Discorda ? então responda rápido às questões abaixo, ou para falar como paulista gosta, responda o quiz:
1-Qual estado chega mais pro norte: Rio Grande do Norte ou Ceará ?
2-O Piauí é maior ou menor que Santa Catarina ?
3-Em Pernambuco se planta uva ?
4-Faz frio na Bahia ?
5-Quais estados tem fronteira com Alagoas ?
Pra não deixar sem respostas:
1-Ceará
2-Maior
3-Sim, e se faz um bom vinho também (Carrancas)!
4-8 ou 9 graus celsius tá bom pra vc ? vá para Maracás ou Vitória da Conquista no inverno sem agasalho e me conte...
5-Pernambuco ao norte, Sergipe ao sul e um pedacinhozinho da Bahia a oeste, aliás um bonito pedacinho chamado Paulo Afonso.


Ah, antes que me acusem de bairrismo: sou paulista ! (só tive o bom gosto de vir morar em Salvador)

1 Comments:

Blogger Gabriel Barbosa said...

Muito bom o texto Slomka, mas com relação a SP, estou gostando daqui (apesar de ser baiano). Já estou aqui a pouco mais de 1 ano e muita coisa em minha vida mudou... filas, engarrafamento, rsrs!! Abraços!!!

01:07  

Postar um comentário

<< Home