O que difere o ser humano dos demais animais é a capacidade de raciocinar, de absorver informação, pensar sobre ela e formar opinião, posicionando-se.
Infelizmente nem todos exercem essa capacidade, e ingenuamente se tornam massa de manobra fácil para gente sem escrúpulos, marionetes de um teatro bufo, a repetir fórmulas alheias, pensamentos incutidos sem o crivo do senso crítico que permite à cada um perceber quando está sendo ludibriado. Caem facilmente no estelionato político e viram objetos de opinião, não-cidadãos.
Sob o título
"Os gastos que LULA quer esconder" a revista IstoÉ bradou indignada: "Codevasf e Serpro gastaram R$ 147 mil com empresa de massagem." Para dar crédito à informação, a revista cita a fonte: Portal da Transparência. O site do próprio governo federal onde qualquer cidadão pode consultar os gastos públicos. Fonte citada, todos os requisitos do bom jornalismo atendidos, podemos nos indignar com essa barbaridade, certo ? Claro, principalmente se você, como a maioria da "opinião pública" do Brasil, tem cérebro bovino e aceita ser tangido no rumo que os vaqueiros desejam, sem questionamentos.
O "jornalista" baseou-se no contrato nº 40183/2007 firmado entre o Serpro e a empresa "Estação Serviços de Massagem Ltda-ME" em Brasilia, mas preferiu ignorar alguns fatos, focando-se apenas no nome do contratado para guiar a boiada. Ignorou, por exemplo, que o contrato tinha como objeto a prestação de serviços de ginástica laboral durante todo o ano de 2007 para os funcionários da sede em Brasilia - conquista dos trabalhadores do Serpro, categoria altamente exposta aos perigos da LER e outros problemas de saúde derivados da postura -, contrato este firmado sob fundamentação da lei 10520/02 - que instituiu e regulamentou a modalidade de pregão para aquisição de bens e serviços pelos órgãos públicos, criada e sancionada pelo então presidente FHC, o mesmo que criou o cartão corporativo - com a diferença que no seu governo não eram divulgados os gastos com este tipo de cartão.
Ora, o Serpro contratou um serviço necessário - compromisso definido em acordo coletivo de trabalho - com fundamento legal e pelo meio mais transparente e moral - o pregão público. Mas isso não dá manchete, e principalmente não leva a boiada para onde o intere$$e editorial deseja.
Veja, IstoÉ, Globo - na figura execrável do Jabor e seu falso moralismo, seu Brasil que começa e acaba no calçadão da zona sul do Rio de Janeiro -, entre outros, movidos a interesses que todos conhecemos, são os berrantes modernos que tocam a boiada.
O mais triste disso tudo é que boa parte desta boiada tem condição intelectual de transformar-se em gente, mas parece não querer ! O impulso teleguiado parece mais forte, e antes que o cérebro pense, os dedos já encaminharam para outros bovinos a sua indignação pré-formatada, com avisos de "não deixe de repassar!!". Depois dizem que o Lula que é o ignorante...
Tudo isso me leva a pensar: aquelas pessoas no maracanã, uma minoria elitista, barulhenta e mal-criada, quando o Lula foi na abertura da festa que ELE patrocinou para o povo do Rio de Janeiro, estavam afinal vaiando ou mugindo ??
Para acessar os dados do contrato em questão:
Clique AQUI - Pesquise com os seguintes comandos: regional: Brasilia Sede, Trimestre: 1° trimestre e Ano: 2007. Busque pelo contrato de número 40183
Brinde do Sbronka - Kit "Vire gente, boi"pra quem prefere ser gente a ser gado, algumas fontes de informação mais confiáveis do que a grande mídia brasileira:
Para arrancar as viseiras -
Observatório da ImprensaPara acompanhar os pregões em andamento e conhecer toda a legislação correspondente -
Pregão On LinePara fiscalizar os gastos públicos do governo federal -
Portal da Transparência(a foto que ilustra este artigo é de Ruy Faquini, visite seu site)